Esse blog
foi feito para a disciplina de Sistemas de Informação Empresarial e ficamos com a
responsabilidade de sugerir soluções a algumas empresas, utilizando tecnologias
recentes para melhorar o desempenho geral na troca e segurança dos DADOS.
Inicialmente
como co-autor desse blog, sinto uma responsabilidade de explicar sobre a
internet, que é um meio muito usado pelas empresas hoje para alcançar, tanto
novos nichos no mercado, como ampliar os seus clientes mais fiéis. Justamente por
conta desses investimentos que a web foi passando por transformações, e é
dessas transformações de uma forma sucinta que trago a todos agora.
Temos como
inicio a Web 0.0, onde se classifica de forma básica, onde e como a internet se
desenvolveu na época da Arpanet. Não existiam muitos propósitos a ela, além da
troca básica de informações entre bases militares. Quando a internet começou a
se popularizar e alguns começaram a ver potencial de lucro em cima da internet,
no inicio dos anos 90, surgiu a web 1.0.
A web 1.0
veio para popularizar a internet no meio em que vivemos. Chamada de web de somente
leitura (“Read-Only” web), existia pouca interação entre
os usuários e basicamente as empresas se utilizavam dessa ferramenta para
mostrar seus produtos para os consumidores e fazer uma propaganda que atingisse
a população de outra maneira. Apesar de já existir hiperlinks e um grande
volume de informação, ela por não ser interativa, não tinha como ouvir o
cliente e as necessidades deles.
Com o fim dos anos 90 surgiu a web
2.0 com a criação dos sites Blogger e Livejornal. Com uma proposta em que o usuário
que contribuía para a informação e podendo trocar informações com outros usuários,
isso permitiu uma mão dupla na internet. A web deixou de ser somente leitura
para web de leitura e escrita. A coisa evoluiu ao ponto de um site conhecido
por todos, o Wikipédia, construísse uma base de dados e informações importantes
somente usando a contribuição de usuários. O maior mal dessa era foi o fato de
muita informação inútil aparecer e começou a dificuldade de saber o que era
informação útil de inútil.
A coisa evoluiu para a web social,
onde as pessoas como usuários da rede começaram a cada vez mais se aproximar, e
isso para as empresas foi uma oportunidade de ouvir soluções e clientes,
atende-los cada vez mais personalizado e fazer com que o cliente se sinta mais
satisfeito. Sites como Youtube, Facebook, Twitter, entre outros, começaram a
aparecer como foco dos usuários e das empresas para troca dessas informações.
A web 3.0 (ou a web semântica) surgiu
com a ideia de organizar essa informação e excesso da mesma. Essa web é um meio
de mais um usuário entrar em contato com os outros usuários da rede. Mas não é
um usuário qualquer, e sim uma maquina, um sistema computadorizado. Esse sistema
robótico feito para recolher informações de potenciais usuários e organizá-los
com alguma técnica de banco de dados (OLAP ou Data Mining). As empresas podem
se aproveitar disso para catalogar gostos ou exigências de clientes online
para melhor atende-los nesse mundo rápido e digital.
Uma imagem com as diferenças entre as Webs:

Apesar de um conceito novo, uma web
nova está já no forno e sendo desenvolvida. A web 4.0, também chamada de Open, Linked and Intelligent
Web ou Web Simbiótica, vai permitir um link entre as comunicações de maneira
mais simples e fazendo decisões e sugestões automáticas baseadas em dados já recolhidos
para que a comunicação se torne dinâmica. É uma coisa ainda sendo discutida e construída,
porém logo veremos isso em nosso dia a
dia
Referencias:
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