terça-feira, 13 de maio de 2014

Hootsuite

Um aplicativo promissor para empresas que precisam analisar dados de redes sociais e ainda atingir seu publico alvo em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Um gestor de mídia social e podendo fazer marketing e vendas por meio de redes sociais, o Hootsuite é um sistema para crescer e desenvolver uma empresa através da analise de simples dados e utilizando algo que todos usam hoje em dia, redes sociais.

Desenvolvido por Ryan Holmes na cidade de Vancouver no Canadá, o Hootsuite faz de maneira simples e em uma única tela, a integração entre varias redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Foursquare, Mixi, MySpace, Ping.fm e WordPress, Tumblr, Trendspottr, Constant Contact,Digg, Flickr, Get Satisfaction, InboxQ e YouTube. Isso é um importante passo para uma empresa que quer analisar seus clientes, sobre seus gostos e reclamações, além de repassar informações sobre promoções e novos produtos a todos os clientes de uma forma simples.

Com o aplicativo é possível programar postagens nas redes sociais de forma que em um único dia, a empresa deixe as noticias que serão postadas durante o próximo mês, sem precisar que uma pessoa fique preocupada em datas e horários para postagem. Poder de resposta a clientes que estão insatisfeitos com algum produto de forma rápida e simples. É possível em uma única tela, filtrar todas as conversas e mensagens entre os clientes e a empresa, com filtros de palavras chaves, idiomas e até relatórios de quantas vezes a marca foi falada nos últimos dias. Inclusive compartilhar (em outras redes sociais) a opinião de alguns clientes.

Falando em filtros, é possível analisar os dados que as redes sociais fornecem aos montes de forma simples. É possível identificar qual o horário que seu público alvo está mais online, assim como informações como idade, sexo e localização. E com isso é fácil exportar os dados para gráficos e relatórios para analise na própria empresa. A ferramenta ainda possui um encurtador de links, caso seja necessário colocar links de sites e referencias.
Como é feito para empresas grandes, o Hootsuite faz com que seja possível dividir o trabalho de analise e postagem nas redes sociais em equipes, onde existe a possibilidade de dar a um usuário somente acesso a algumas informações. De uma maneira simples, o administrador tem todo o poder de vetar as ações de um usuário do sistema, além de saber tudo que aquele usuário faz, além de poder conversar pelo próprio aplicativo, fazendo assim o trabalho ser possível em escala global.

O sistema ainda garante a segurança das informações filtradas, usando a tecnologia HTTPS para segurança em aplicativos moveis e algumas ameaças das próprias redes sociais. Ele também conta com um aplicativo para os sistemas iOS e Android, para que o controle e a analise de dados ocorra também por meio de smartphones e tabletes.

Vamos a parte boa agora. O preço do sistema varia de acordo com a necessidade do usuário. Existe um plano básico e de graça para uma única pessoa vistoriar 5 perfis de redes sociais e algumas limitações nas funções do sistemas. Ideal para usuário simples e iniciante, para uma analise de algumas informações. Outro plano, mais avançado visa ate 50 perfis de rede social e pode ser cadastrado ate 10 usuários para analise e relatórios, além de poder arquivar as mensagens e com uma segurança melhor. Esse plano vai de 9 dólares por mês e ainda disponibiliza 30 dias para teste. O terceiro plano inclui todas as funções do sistema e para quantos perfis forem necessários. Ate 500 mil pessoas podem mexer no sistema, e claro que é indicado para grandes empresas. Esse tem preço a ser negociado para melhor adequado a empresa. Melhor explicado na imagem abaixo.


Outra grande vantagem é que a aplicação esta disponível para Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano, Polonês e Japonês.


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Automation Anywhere!

Hoje em dia, muitas empresas investem em Data Warehouse para armazenar dados e com isso recolher inteligência para decidir como reagir ao mercado tirando o maior proveito e lucro disso. O que muitas empresas esquecem, é que a internet é uma ótima Data Warehouse, depois da web 3.0, onde os próprios sites colocam tags informando aonde as informações estão para facilitar o colhimento do mesmo, a própria Web é um grande Data Warehouse, na Web você possui informações pertinentes de como o mercado está reagindo a novas tendências, o que os seus clientes estão achando do seu produto ou serviço, o que os clientes dos seus concorrentes não estão gostando, em resumo, informações pertinentes à sua empresa, a de seus concorrentes e por fim, a dos seus clientes e potenciais clientes. É fácil ver que possuir um relatório de tudo isso é muito bom para a saúde econômica de uma empresa, porem a extração dessas informações não é fácil.

A internet se adequa e se modifica muito rápido, dificultando criar ferramentas autorais para a extração das informações pertinente a sua empresa, e para isso a empresa Automation Anywhere, Inc Criou uma ferramenta capaz de verificar padrões a partir de uma configuração simples e extrair essas informações gerando dados que são passíveis de um data-mining para se extrair inteligência. AutomationAnywhere é uma ferramenta de automação capaz de extrair dados baseados em padrões da internet. É possível configura-lo para sites como Reclame Aqui da empresa concorrente e com esses dados, saber quando a concorrência está em uma época de crise, ou com algum problema, e então fazer um ataque a ela, como promoções, ou até mesmo um marketing para atrair os clientes. É possível também configura-lo para ficar gerando relatório dos preços do concorrente, em caso de um e-commerce isso pode ser uma ferramenta chave para liderar o mercado. Uma outra utilidade chave é que ela pode ser utilizada para extrair dados de redes sociais baseados em heurísticas, indicativos de que essa informação pode ser pertinente a empresa, e assim, utilizar o grande poder das redes sociais para analisar tendências de mercado.

É fácil ver que a Internet é seu Data Warehouse, o AutomationAnywhere extrai as informações e guarda em um banco de dados, e utilizando uma ferramenta de data-mining, você pode então gerar relatórios inteligentes com esses dados e obter informações de inteligência para a empresa.

O Automation Anywhere é uma ferramenta paga, não conseguimos informações do preço direto do site deles, porém de acordo com um slide compartilhado no slideshare por eles mesmos custa 12mil dólares a sua versão empresarial, e antes de compra-lo, você tem a oportunidade de testar a versão Trial da ferramenta. Eles possuem uma lista imensa de empresas que utilizam seus serviços, entre elas, Sony, Visa, Nokia, NASA, MasterCard, a própria Oracle, Citi, IBM, Dell, entre várias outras. Dá para perceber que a ferramenta tem seu potencial reconhecido por grandes empresas!

O Automation Anywhere é também capaz de automatizar qualquer coisa dentro de um Web Browser, e por isso, é também uma fortíssima ferramenta de teste de software para aplicações Web. A ferramenta tem a capacidade de fazer também reconhecimento de padrões em fotos, podendo assim, automatizar teste em aplicativos mais complexos, como aplicativos em HTML5 e Flash dentro do próprio Web Browser.

Ela é também bem recomendada pela PCWorld, como ferramenta de destes de aplicações Web como citado anteriormente e também aplicações em sua grande maioria, já que o software é capaz de gravar um conjunto de operações como click, mouse move, input, permitindo assim o teste.

É fácil ver então porque as empresas citadas estão tão interessadas nessa ferramenta, ela tem a capacidade de se adequar a várias tarefas e todas elas muito importantes no seu determinado nicho, e pelo que a ferramenta propõe, ela está num preço bem justo para as empresas, o único down-side da ferramenta é que ela é apenas para Windows, estreitando assim o seu mercado atuante.

Então concluímos que essa ferramenta é muito boa para obter inteligência da internet e tratar a internet como um Data Warehouse externo, dando facilmente uma vantagem de mercado sobre os concorrentes com um preço bem justo, ela pode tanto alavancar o seu negócio, como também ajudar a colocar o pé do seu concorrente na cova!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Web, do início até os dias atuais

Esse blog foi feito para a disciplina de Sistemas de Informação Empresarial e ficamos com a responsabilidade de sugerir soluções a algumas empresas, utilizando tecnologias recentes para melhorar o desempenho geral na troca e segurança dos DADOS.

Inicialmente como co-autor desse blog, sinto uma responsabilidade de explicar sobre a internet, que é um meio muito usado pelas empresas hoje para alcançar, tanto novos nichos no mercado, como ampliar os seus clientes mais fiéis. Justamente por conta desses investimentos que a web foi passando por transformações, e é dessas transformações de uma forma sucinta que trago a todos agora.

Temos como inicio a Web 0.0, onde se classifica de forma básica, onde e como a internet se desenvolveu na época da Arpanet. Não existiam muitos propósitos a ela, além da troca básica de informações entre bases militares. Quando a internet começou a se popularizar e alguns começaram a ver potencial de lucro em cima da internet, no inicio dos anos 90, surgiu a web 1.0.

A web 1.0 veio para popularizar a internet no meio em que vivemos. Chamada de web de somente leitura (“Read-Only” web), existia pouca interação entre os usuários e basicamente as empresas se utilizavam dessa ferramenta para mostrar seus produtos para os consumidores e fazer uma propaganda que atingisse a população de outra maneira. Apesar de já existir hiperlinks e um grande volume de informação, ela por não ser interativa, não tinha como ouvir o cliente e as necessidades deles.

Com o fim dos anos 90 surgiu a web 2.0 com a criação dos sites Blogger e Livejornal. Com uma proposta em que o usuário que contribuía para a informação e podendo trocar informações com outros usuários, isso permitiu uma mão dupla na internet. A web deixou de ser somente leitura para web de leitura e escrita. A coisa evoluiu ao ponto de um site conhecido por todos, o Wikipédia, construísse uma base de dados e informações importantes somente usando a contribuição de usuários. O maior mal dessa era foi o fato de muita informação inútil aparecer e começou a dificuldade de saber o que era informação útil de inútil.
A coisa evoluiu para a web social, onde as pessoas como usuários da rede começaram a cada vez mais se aproximar, e isso para as empresas foi uma oportunidade de ouvir soluções e clientes, atende-los cada vez mais personalizado e fazer com que o cliente se sinta mais satisfeito. Sites como Youtube, Facebook, Twitter, entre outros, começaram a aparecer como foco dos usuários e das empresas para troca dessas informações.

A web 3.0 (ou a web semântica) surgiu com a ideia de organizar essa informação e excesso da mesma. Essa web é um meio de mais um usuário entrar em contato com os outros usuários da rede. Mas não é um usuário qualquer, e sim uma maquina, um sistema computadorizado. Esse sistema robótico feito para recolher informações de potenciais usuários e organizá-los com alguma técnica de banco de dados (OLAP ou Data Mining). As empresas podem se aproveitar disso para catalogar gostos ou exigências de clientes online para melhor atende-los nesse mundo rápido e digital.

Uma imagem com as diferenças entre as Webs:

Dia85

Sugiro um vídeo (em inglês) sobre o assunto da web 3.0 


Apesar de um conceito novo, uma web nova está já no forno e sendo desenvolvida. A web 4.0, também chamada de Open, Linked and Intelligent Web ou Web Simbiótica, vai permitir um link entre as comunicações de maneira mais simples e fazendo decisões e sugestões automáticas baseadas em dados já recolhidos para que a comunicação se torne dinâmica. É uma coisa ainda sendo discutida e construída, porém logo veremos  isso em nosso dia a dia

Referencias: